Utilizando Linha de base (Baseline) no MS Project

Um grande recurso do MS Project para o acompanhamento do andamento do projeto é a utilização das Linhas de Base (ou Baselines no termo em inglês), que permite comparar o que foi previsto no projeto com o que está sendo realizado.

Para utilização da Linha de Base, primeiro é preciso entender que ela é uma Foto do seu planejamento, ou seja, como você planejou a execução do seu projeto. Você pode salvar baselines tanto para atividades específicas, como para todo o projeto, mas iremos trabalhar apenas o segundo cenário aqui.

O primeiro passo é criarmos um cronograma do nosso projeto, como neste exemplo:

Cronograma

Uma vez fechado o planejamento, podemos salvar a linha de base do nosso projeto acessando o menu “Ferramentas > Controle > Definir Linha de Base“, que irá nos levar até a tela abaixo.

Caixa de Criação de Linha de Base

Agora que já salvamos nossa linha de base, podemos visualizar em nosso cronograma no Project a linha de base ao lado do meu cronograma de andamento, através do menu “Exibir > Gantt de Controle”, passando a ter a seguinte visualização do gráfico:

Gantt de Controle

Agora que temos a linha de base salva, vamos supor um andamento do nosso projeto, considerando a data atual como 28/04/2010 (linha pontilhada no Gantt). Vamos considerar que a Atividade A foi iniciada e concluída dentro do prazo, a atividade B não foi iniciada no dia, e terá o atraso de 1 dia em seu início, e a atividade C foi iniciada e está com andamento dentro do que foi planejado.

Já vemos agora no Gantt de Controle, uma distorção entre Planejado (barras pretas no Gantt) e o Realizado (barras azuis e vermelhas no Gantt), indicando claramente o atraso nas Atividades B e D:

Gantt de Controle com Andamento

Linha de Andamento

Outra forma de fazer o acompanhamento com a linha de Base além do Gantt de Controle, é utilizando a Linha de Andamento, acessada através do menu “Ferramentas > Controle > Linhas de Andamento”. Iremos configurar uma linha de base simples, em relação ao nosso Planejamento (“Plano da linha de base”), conforme tela abaixo:

Tela de Criação de Linha de Andamento

Depois de configurada a linha de andamento, podemos ver no Gantt uma linha vermelha, cortando nosso cronograma na data atual e com marcadores do andamento para cada atividade:

  • Atividade A: Concluída, sem marcador;
  • Atividade B: Marcador recuado em relação à linha de andamento e à atividade, indicando atraso em relação ao planejado (Linha de Base);
  • Atividade C: Marcador sobre a linha de andamento, indicando que a atividade está sendo executada dentro do previsto;
  • Atividade D: Atividade futura, sem marcador.

Gantt com Linha de Andamento

Com a linha de andamento, conseguimos ter uma visualização rápida de como está o andamento das atividades em relação ao que foi planejado até a data atual, mas não conseguimos visualizar o impacto nas atividades futuras do projeto (neste caso, Atividade D).

Related Posts:

13 thoughts on “Utilizando Linha de base (Baseline) no MS Project

  1. Olá Newton, tudo bem?

    Muito bom o seu artigo, consegui esclarecer uma dúvida que vai me ajudar muito nos projetos. Porém, ainda fiquei com uma dúvida, depois de seguir os passos indicados no seu artigo, gostaria de voltar a ver a linha base no modo de exibição do gráfico de gantt. Ou seja, ver a linha base no gráfico de gantt e ver a linha atual no gantt de controle. É possível?

    Muito obrigado.

  2. Olá Wagner,
    Boa tarde! Muito bom o artigo!!
    Eu gostaria de tirar algumas dúvidas com vc…
    Eu uso linha de base no acompanhamento dos projetos e uso a variação do término para verificar se o meu projeto está ou não de acordo com o planejado.
    Uso um indicador de execução de prazo que leva em consideração a duração da linha de base e a variação do término.
    No entanto, percebo que embora uma atividade esteja atrasada (e ainda não finalizada) a variação do término não demonstra esta variação neste momento, mas apenas ao seu término. Isto invalida o meu indicador porque em um determinado momento, posso ter uma atividade há um mês atrasada e o indicador mostrando que tudo esta ok.

    Você me sugere um outro indicador? uma outra forma de avaliar a execução dos meus projetos?

    Muito obrigada,
    Tania

  3. Olá Wagner,

    gostaria de saber se existe algum relatório no project em que eu consiga acompanhar o % planejado de atividades por mês e o % realizado.

    Obrigada.

  4. Tudo bem, mas quando salvo varias linhas de base, como vou fazer para exibir a linha de base A ou a linha de Base B ou a C etc?
    Obrigado

  5. Olá, Estou utilizando o Gantt de Controle com a tabela Resumo e gostaria de saber como inserir uma coluna “% prevista até” antes da coluna “% concluida”.
    Obrigado.

  6. Wagner,
    Tenho um projeto que já existe a linha de base. Tenho também uma coluna como “inicio” e “inicio real”. Acontece que quando eu altero a data na coluna”inicio real”, o sistema também me altera com a mesma data atualizada a coluna “início”. Existe alguma forma em que eu possa alterar a coluna”inicio real ” e não alterar a coluna”inicio”???? Eu entendo que a coluna “início” e “inicio real” sejam para controles diferentes.

  7. José Antonio, a coluna “Inicio” do Project é um pouco traiçoeira mesmo. O que recomendo é que você identifique qual o outro “Inicio” que você quer acompanhar além do Real, e inclua a coluna específica, ao invés de deixar a geral.

    Caso você queira, por exemplo, acompanhar o Início Agendado e o Início Real, ao invés de usar as colunas “Início” e “Início Real”, inclua as colunas “Início Agendado” e “Início Real”, assim você tem certeza do que está controlando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>