Experiência Profissional

Dicas para escrever a Experiência Profissional no Currículo

Um dos itens mais importantes do seu currículo é o que detalha as suas experiências profissionais anteriores. E, infelizmente, é muito freqüente as pessoas não darem a devida atenção que este item merece, durante a elaboração do mesmo.

É muito importante, neste item, descrever não só quais as atividades que você executou durante determinado período na empresa, mas citar suas conquistas dentro dela. Como desenvolvedor, você poderia citar uma entrega com qualidade e no prazo, tendo recebido elogios de seus líderes. Pode citar aquela promoção que conseguiu em menos de 1 ano na empresa, descrevendo os pontos positivos que o fizeram merecer o crescimento de carreira. Se houverem documentos como cartas de recomendação da empresa ou do cliente, não deixe de citá-los.

Todos estes exemplos demonstram o seu comprometimento com a qualidade do seu trabalho, preocupação com o crescimento profissional, valor agregado para a empresa como fornecedora e seus clientes e tantas outras possibilidades. Muito melhor do que se você tivesse dito apenas que trabalhou na empresa XPTO por 3 anos programando em PHP Orientado a Objetos com banco Oracle, que diz, na melhor das hipóteses, que você tem 3 anos de experiência com PHP e Oracle, sem citar o nível de qualidade em cada uma destas ferramentas.

Não se esqueça também de enaltecer os pontos positivos da empresa. Certificações como CMMi ou ISO garantem níveis de qualidade e organização destas empresas, e demonstra que você já esteve inserido neste contexto, que é amplamente difundido no mercado.

Resumindo o artigo em boas palavras: Descreva as qualidades das empresas e suas conquistas pessoais em cada uma delas, respeitando a regra de nunca faltar com a verdade.

Related Posts:

5 thoughts on “Dicas para escrever a Experiência Profissional no Currículo

  1. Ótimo artigo que não deixa esquecermos de adicionar coisas importantíssimas acerca de experiências profissionais anteriores. Parabéns!

    “Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda cada um tem uma maçã. Mas se você tem uma idéia e eu tenho uma idéia e nós trocamos essas idéias, então cada um de nós terá duas idéias. ” George Bernard Shaw

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>